Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desigualdades Profundas

Vamos Melhorar Este País, Vamos Melhorar Este Interior Profundo

Desigualdades Profundas

Vamos Melhorar Este País, Vamos Melhorar Este Interior Profundo

Porque Fogem Os Talentos

É sabido que Portugal foi sempre um País com uma História ligada à emigração. Existirão actualmente por esse mundo fora mais de dois milhões de portugueses. Foi esta a razão que levou a que a população residente em Portugal compreendida entre os 15 e os 35 anos tivesse diminuído substancialmente.

O que nos deve preocupar ainda mais é o facto de, nos últimos anos, a emigração qualificada ter aumentado de uma forma quase exponencial. Como sou Engenheiro de formação, preocupa-me que nas áreas da Ciência e Tecnologia existam em Portugal apenas 29% do total dos Recursos Humanos existentes, enquanto na EU essa percentagem é cerca de 43%. Não admira nada que estes valores ainda venham a ser mais preocupantes num futuro próximo.

A Fuga de Talentos, nomeadamente Engenheiros, é reflexo das debilidades do nosso Modelo Económico. Apesar de conseguirem (alguns) emprego em Portugal, eles são muito mal pagos e apenas nas principais áreas metropolitanase. Aos nossos Talentos só lhes resta procurar melhores condições laborais e remuneratórias fora de Portugal, onde acabam por encontrar estabilidade contratual e ordenados não ofensivos da sua dignidade.

O que estará a falhar nas Políticas Públicas para que esta Fuga não seja estancada? O que estará a falhar nas Políticas Públicas para que o nosso desenvolvimento não permita pagar salários mais justos?

Não sou um especialista, mas atrevo-me a dizer que, enquanto Portugal crescer pouco e mal, quando comparado com os países do seu campeonato, enquanto continuar o desaproveitamento do trabalho dos muitos investigadores, enquanto não houver uma cultura de apoio a Novos Empreendedores à saída dos seus percursos académicos, não vai haver condições para pagar melhores salários e estancar esta Fuga de Talentos.

Os efeitos desta Fuga de Talentos podem ser minimizados se forem criados mecanismos de acompanhamento do Trajecto Profissional deste Pessoal Altamente Qualificado. Se assim for, virá o dia em que o regresso a casa se pode tornar uma realidade.

Vamos Melhorar Este País

Vamos Melhorar Este Interior Profundo

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D